Ceratite

ceratite_dra_melissa_krindges_oftalmologista

O que é ceratite?

A ceratite é uma inflamação da córnea causada por diferentes agentes, como: produtos químicos, exposição à luz da solda, uso indevido de lentes de contato, fungos, vírus e bactérias. Sem tratamento a ceratite pode resultar em cegueira.

O que causa?

Diferentes agentes podem causar a ceratite, como a trauma ocular, deficiência de vitamina A, alergia a colírios ou cosméticos, lentes de contato infectadas, poluição, pólen, poeira, ou em casos de forte exposição à luz da solda, luz solar e água contaminada.

Quais os tipos da inflamação na córnea?

A ceratite irá variar de paciente para paciente, conforme a profundidade da lesão na córnea, podendo ser: Ceratite punctata superficial – ocorre quando as células da superfície da córnea são afetadas; Ceratite intersticial – reação a um processo imunológico no estroma da córnea; Endotelite – envolve a camada mais profunda de células; Ceratoconjuntivite – inflamação da córnea e da conjuntiva; Ceratouveíte – inflamação na íris, corpo ciliar e coróide.

Sintomas da inflamação na córnea

Entre os principais sintomas de ceratite estão a visão embaçada, dor nos olhos, sensibilidade à luz, secreção ocular, lacrimejamento e queimação.

Ameaça à visão

O grande risco da ceratite em graus elevados é a ameaça à visão, devido a alteração da transparência da córnea, isso ocorre devido a cicatrizes resultantes da lesão, provocada pelos agentes causadores da doença. Quanto maiores e mais profundas, as cicatrizes, maior o risco de danos graves a visão.

Ceratite tem tratamento?

Sim. Tem cura e tratamento e quanto mais precoce o diagnóstico melhores as chances de evitar o comprometimento da qualidade da visão. Para cada causa é recomendado um tratamento específico. O tratamento pode incluir, por tempo determinado, o uso de medicamentos via oral, tópica, análise laboratorial do tecido corneano e a interrupção do uso de lentes de contato. Desta forma, é fundamental o acompanhamento médico do tratamento até a resolução da doença.