Conjuntivite

conjuntivite_dra_melissa_krindges_oftalmologista

O que é conjuntivite?

A conjuntivite é uma enfermidade que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, podendo estar relacionada à agente tóxicos, bactérias, alergias ou vírus. Quando causada por um vírus, a doença é contagiosa, sendo mais comum no verão e na maioria dos casos comprometendo os dois olhos.

Quais os sintomas?

A inflamação ocorre na conjuntiva, a membrana transparente que reveste a parte frontal do globo ocular e o interior das pálpebras. Os primeiros sintomas da doença são observados pela sensação de areia nos olhos, coceira, secreção, inchaços nas pálpebras , olhos vermelhos e lacrimejamento.

Os tipos mais comuns de conjuntivite

A conjuntivite pode ser infecciosa, tóxica e alérgica. No primeiro tipo, a inflamação pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos.

Conjuntivite Infecciosa

É causada por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio se dá pelo contato com as secreções oculares da pessoa infectada. Assim, estar em ambientes com pessoas contaminadas, usar objetos contaminados e até mesmo a água da piscina são formas de contrair a conjuntivite infecciosa.

Conjuntivite Alérgica

Apesar de ser uma inflamação nos olhos, a conjuntivite alérgica não é contagiosa. A principal causa desse tipo de conjuntivite são os ácaros e pólen, resultando em olhos irritados, coceira e vermelhidão. Além disso, ocorre com mais frequência em pacientes com rinite ou asma, usuários de lentes de contato e com dermatite atópica.

Conjuntivite Tóxica

A inflamação nos olhos derivada de contato direto com agentes químicos, como produtos de limpeza, venenos, shampoos ou inseticidas, é conhecida como conjuntivite tóxica. Embora mais rara, a reação pode ser grave e afetar a qualidade de visão do paciente.

Como tratar a inflamação?

O tratamento só poderá ser prescrito por um oftalmologista, conforme avaliação. Na maioria dos casos, quando infecciosa, a conjuntivite leva de sete a quinze dias para ser controlada. Nesse período o paciente deve evitar o convívio social para que a doença não seja transmitida a outras pessoas. Em casos mais específicos o especialista poderá indicar o uso de colírios com antibióticos, lubrificantes ou anti-inflamatórios.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.