Miopia

miopia

O que é miopia?

A Miopia é uma doença que afeta a capacidade de visão para longe dos pacientes e pode aumentar gradativamente com o passar dos anos. Em geral, a pessoa consegue ver objetos próximos com clareza, mas com dificuldades na visão mais distante, na qual há a formação de borrões, impedindo o paciente de ver com clareza e nitidez.

Quais são as causas da miopia?

A miopia pode estar relacionada com herança genética ou ser desenvolvida de forma gradual. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, cerca de 40% da população brasileira sofre com a patologia, pois sua ocorrência é mais comum nos membros da mesma família, onde as chances de uma criança nascer míope, por exemplo, são de 30%.

As causas da miopia são decorrentes da formação do globo ocular, principalmente quando este é muito longo. a córnea é muito curva ou o cristalino muito potente. Desta forma, a luz entra no olho e não é focalizada na retina, transmitindo a visão borrada à distância.

Pesquisas recentes em humanos e animais revelam que prolongados períodos de leitura em que é necessário focar os olhos a uma curta distância e a falta de luz solar podem causar miopia. A miopia está normalmente associada à genética.

Pesquisas recentes em humanos e animais revelam que prolongados períodos de leitura em que é necessário focar os olhos a uma curta distância e a falta de luz solar podem causar miopia. A miopia está normalmente associada à genética.

Vários estudos recentes sugerem que o tempo que se passa ao ar livre é um fator determinante na incidência da miopia. Duas a três horas ao ar livre seriam suficientes para prevenir a miopia. 

Visão embaçada de longe

A condição de enxergar imagens embaçadas é um dos sintomas da miopia. Dores de cabeça, irritações e a necessidade de forçar os olhos, em movimentos como fechando parcialmente as pálpebras na busca por uma visão mais nítida, também são sinais de problemas de refração nos olhos. É importante ressaltar que a miopia é um defeito que será identificado com o passar dos anos, já que está relacionada ao crescimento defeituoso de uma das estruturas do olho.

Qual a melhor maneira de estabilizar a miopia?

Quando mais cedo o diagnóstico de um oftalmologista, mais rápida a miopia pode ser tratada. De maneira geral, ela é identificada ainda na infância, quando as crianças demonstram a necessidade de enxergar os objetos mais aproximados, franzir a testa ou ter dor de cabeça. Entre os tratamentos para a miopia existe o colírio de atropina, o uso de óculos, lentes de contato ou a cirurgia. Após a avaliação com o especialista, o procedimento mais adequado será indicado.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.