Úlcera de Córnea

úlcera de córnea

O que é a Úlcera de Córnea?

A córnea é dividida em duas camadas superficiais, o epitélio – primeira camada de células da córnea, e o estroma – camadas abaixo do epitélio que protegem as estruturas internas do olho. Desta forma, quando há uma lesão com inflamação além do epitélio, ou seja, uma erosão atingindo as camadas internas do estroma, ocorre a Úlcera de Córnea.

O que causa Úlcera de Córnea?

A Úlcera de Córnea pode ser consequência da insuficiência de lubrificação do olho, como a Síndrome do Olho Seco, uso inadequado de lentes de contato, trauma ocular, infecções por bactérias, protozoários, vírus e fungos, entre outras patologias. O principal sintoma é percebido pela dor ocular, sensibilidade à luz, olhos vermelhos, lacrimejamento e diminuição da visão.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico da Úlcera de Córnea pode ser realizado através do exame oftalmológico com a lâmpada de fenda. A tecnologia possui a capacidade de avaliar o olho em alta resolução, o oftalmologista pode realizar a avaliação com a aplicação de um colírio chamado fluroresceína, identificando as áreas danificadas da córnea através da coloração amarela-esverdeada. Com a avaliação e a gravidade diagnosticadas, o médico poderá indicar o melhor tratamento para controlar e eliminar a infecção.

Qual o tratamento para a patologia ocular?

A Úlcera de Córnea pode ser tratada inicialmente com o uso de colírios. É muito importante o paciente buscar a avaliação de um oftalmologista ao perceber os primeiros sintomas, facilitando o diagnóstico e sua recuperação, assim mitigando danos a visão. Nos casos mais graves pode haver perfuração ocular e pode ser necessário o Transplante de Córnea.

Quando é necessário optar pelo Transplante de Córnea?

Em casos onde a córnea sofreu uma grave lesão ou ficou perfurada, opaca e danificada pela ação de cicatrizes, o paciente pode ser indicado ao Transplante de Córnea. O objetivo da cirurgia é substituir a córnea doente por outra saudável e transparente, melhorando a qualidade de vida e a visão do paciente.