03 de outubro de 2019

Paquimetria Ultrassônica

paquimetria ultrassônica clínica melissa krindges

O que é Paquimetria Ultrassônica?

É um exame realizado para determinar a espessura corneana, uma vez que está provado que nas córneas mais delgadas a pressão intraocular é subestimada por outros exames, como a Tonometria de Aplanação, por exemplo.

Indicações da Paquimetria Ultrassônica

É indicada para pré-operatório de cirurgia refrativa; doenças da córnea; suspeita de glaucoma ou hipertensão ocular; avaliação de pacientes submetidos a cirurgia refrativa; suspeita de edema subclínico da córnea;  detecção de diferença maior ou igual a 3 mmHg na pressão intraocular do olho contralateral; pré-operatório de catarata nos casos em que ocorreram alterações corneanas, como afinamento ou alterações estruturais, especialmente para as pessoas que já se submeteram a procedimentos corneanos, como LASIK ou transplante de córnea.

Qual aparelho é usado para a Paquimetria Ultrassônica?

O exame é realizado com o Paquímetro.

É necessária a dilatação da pupila?

Não é necessário dilatar a pupila para a realização do exame.

A Paquimetria Ultrassônica causa dor?

Não. O o exame é totalmente indolor.

É necessário algum cuidado antes da Paquimetria Ultrassônica?

O paciente deve verificar com o oftalmologista a necessidade de interromper o uso de lentes de contato. Nos casos de avaliações pré-operatórias, é recomendado a suspensão de uso das lentes de 2 a 7 dias, dependendo da orientação do oftalmologista.