07 de agosto de 2020

Blefaroplastia, a cirurgia das pálpebras

Na imagem aparece o rosto de uma mulher em close, usando uma touca cirúrgica, com as pálpebras com marcações feitas pela médica. Aparece também as mãos da médica próximas aos olhos da mulher, e em uma das mãos a médica segura uma pinça, que está puxando a pele da pálpebra direita da mulher.

A blefaroplastia, também chamada de cirurgia das pálpebras, é um procedimento que remove o excesso de pele e as bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores, que apresentam o aspecto de pálpebras caídas. O efeito do procedimento vai muito além da estética, trazendo benefícios também à saúde ocular e à qualidade da visão dos pacientes. Confira neste artigo mais informações sobre a blefaroplastia.

O que é blefaroplastia?

Também conhecida como cirurgia das pálpebras, a blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que consiste em remover o excesso de pele das pálpebras caídas, superiores e inferiores. Essa pele que “sobra” é resultado do processo natural do envelhecimento, quando nossa pele começa a perder gordura e colágeno, dando lugar à flacidez e às rugas. A blefaroplastia também remove as bolsas de gordura que se formam nas pálpebras. Essa combinação de gordura e flacidez faz com que o semblante seja de cansaço e tristeza, conferindo uma aparência envelhecida.

Como funciona a blefaroplastia?

Primeiramente o paciente passa por uma avaliação médica, para determinar o grau de flacidez e se a intervenção é necessária somente na pálpebra inferior, somente na superior, ou em ambas. Em qualquer caso, a cirurgia pode ser realizada com anestesia local ou somente sedação. O médico faz um desenho nas pálpebras do paciente, para determinar os locais onde a pele e as bolsas de gordura serão removidas, e em seguida faz as incisões nos locais predeterminados, que variam conforme o grau de flacidez, as bolsas de gordura e as feições do paciente, para que o resultado seja natural.

As cicatrizes resultantes das incisões ficam escondidas no côncavo da pálpebra, no caso da blefaroplastia superior, e na linha rente aos cílios, quando é realizada a blefaroplastia inferior. Nos dois casos as cicatrizes são pequenas e muito discretas, e tendem a ficarem imperceptíveis com o passar do tempo.

Benefícios

Os benefícios da blafaroplastia vão desde estéticos até os funcionais para a melhora da visão. No caso da estética, a cirurgia das pálpebras elimina o aspecto de tristeza e cansaço provocado pela flacidez na região dos olhos. Além disso, com a retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura, o paciente fica com uma aparência mais jovem, descansada e feliz. Associado a isso, outro benefício da blefaroplastia é o ganho de área para maquiagem na pálpebra, já que a área de sombra e delineador após o procedimento fica aparente e não borra com facilidade.

Além da aparência, a blefaroplastia contribui também para a qualidade da visão do paciente, já que a cirurgia amplia o campo visual que foi prejudicado pelo excesso de pele e bolsas de gordura.

De forma geral, não existem contraindicações para o procedimento, mas claro que tudo depende de uma avaliação médica. Também não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia das pálpebras, ela vai depender da recomendação médica, do grau de flacidez e/ou bolsas de gordura nas pálpebras, do quanto a visão está prejudicada e do grau de insatisfação do paciente com a própria imagem.

Recuperação

A cirurgia das pálpebras caídas é um procedimento relativamente simples, que não necessita que o paciente fique internado e que pode ser realizada em consultório médico ou no hospital, desde que o local cumpra todas as exigências dos órgãos competentes. Depois de realizada, a recuperação leva em torno de 15 dias, período este em que o paciente deve aplicar compressas frias nos olhos, dormir de barriga para cima (ou com a cabeça elevada nos primeiros dias) e evitar o uso de maquiagem na região dos olhos. Outras recomendações serão passadas pelo médico, dependendo de cada caso.

A aparência da região dos olhos vai melhorando já nas primeiras semanas e os resultados finais da blefaroplastia podem ser observados após o 9º mês da realização da cirurgia.

Blefaroplastia e oculoplástica

O oftalmologista com especialização em oculoplástica é um dos profissionais aptos a realizar a blefaroplastia, e um dos mais indicados. Isso porque a oculoplástica é a área da oftalmologia responsável pela anatomia das pálpebras e sua relação com os olhos, capacitando o oftalmologista a realizar um procedimento estético ou reconstrutivo da maneira mais assertiva e segura possível.

A Dra. Melissa Krindges é oftalmologista com especialização em oculoplástica, com ampla experiência em cirurgias das pálpebras. Portanto, se você está pensando em realizar uma blefaroplastia, agende uma avaliação e garanta o melhor cuidado para os seus olhos e a sua autoestima.

Na Clínica Dra. Melissa Krindges são realizados exames oftalmológicos, prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato e de prótese ocular, atendimento de urgência oftalmológica, avaliação para procedimentos cirúrgicos e procedimentos estéticos.

Categorias

Entre em contato

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.