18 de dezembro de 2020

O que é evisceração ocular?

Cinco próteses oculares estão sendo exibidas sob uma base branca. A esquerda da imagem está um par de próteses azuis, ao centro apenas uma em tom castanho e, a direita, um par de próteses verdes.

A cirurgia de evisceração ocular é empregada quando a visão não pode ser reestabelecida. Quando realizada, ela remove as estruturas internas do globo ocular, mas preserva a musculatura, possibilitando que a futura prótese tenha movimento, gerando aspecto mais natural. Para saber mais sobre esta operação, leia o artigo que preparamos!

O que é evisceração?

A evisceração é uma operação realizada para remoção do conteúdo interno do globo ocular, através de curetagem. O procedimento envolve uma incisão ao redor da córnea, para extração do conteúdo interno. São mantidas as estruturas da pálpebra, esclera e da musculatura responsável pela movimentação dos olhos.

Geralmente esta cirurgia é indicada para pessoas que possuam problemas de extrema gravidade. Dentre as causas mais recorrentes, estão alguns tipos específicos de câncer em estágio avançado, onde todo o globo ocular foi comprometido; olho doloroso ou esteticamente comprometido; doenças infecciosas que tenham destruído totalmente o olho e a visão, e acidentes que tenham causado trauma no globo ocular.

Como é realizada a evisceração ocular?

Para realização da cirurgia, o paciente, em ambiente hospitalar, será submetido à anestesia geral. Durante o procedimento, as camadas internas do olho serão removidas, mas as estruturas responsáveis pelo movimento do órgão e as paredes oculares serão mantidas.

Depois da extração, dependendo de cada caso, pode ser feito um implante, que visa preencher o volume do olho.

O implante ocular preservará o conteúdo interno, evitando uma atrofia na região. Por fim, a conjuntiva é fechada, e coloca-se uma lente transparente, chamada de “conformador”. Ela permitirá a moldagem da área até a adaptação de uma prótese definitiva.

A cirurgia pode ser complementada por procedimentos estéticos, como aplicação de toxina botulínica ou preenchimento facial com ácido hialurônico, a fim de promover simetria e deixar o resultado o mais natural possível.

Evisceração ocular, enucleação ou exenteração

Além da evisceração ocular, existem outros dois procedimentos semelhantes. Contudo, deve-se entender que cada um possui um nível diferente de invasão e estruturas que buscam remover. 

A evisceração ocular, como já citado, é uma técnica que o remove o conteúdo interno do olho, preservando as outras estruturas, incluindo a parte externa.

Já a enucleação é um procedimento mais invasivo, que consiste na remoção completa do globo ocular.

Por fim, existe a exenteração, que é o procedimento mais invasivo. Nesta, todo o conteúdo do olho e anexos são removidos, inclusive a pálpebra. Esta cirurgia ocorre em casos em que tumores destruíram o olho e seus anexos, e comprometeram definitivamente a visão.

Tipos de próteses

O processo de remoção do globo ocular e estruturas adjacentes tem um impacto funcional, mas também na autoestima de quem é submetido à cirurgia. Para auxiliar na melhor aceitação, o paciente cujo olho foi removido pode utilizar uma prótese ocular como um instrumento de reabilitação. Estas poderão ser implantadas após um período de cinco a seis semanas da operação.

Estas próteses são feitas de resina sintética ou porcelana, e cada uma atende as questões singulares de cada pessoa, como cor do olho, forma, volume e dimensão.

As próteses de resina sintética têm se tornado as mais usadas atualmente, já que conseguem imprimir uma realidade maior no aspecto do olho, possuem uma gama maior de cores e são menos sensíveis que as de porcelana.

Além das próteses mencionadas, existe também a lente escleral estética. Ela cobre toda a parte anterior do olho e é feita de material mais fino do que as outras.

A decisão de qual tipo de prótese ou lente usar será feita conforme recomendação do oftalmologista.

Recuperação

O período de recuperação da cirurgia de evisceração ocular é de cerca de 30 dias, podendo variar entre cada paciente. Para estar apto ao processo de adaptação da prótese, o paciente deve esperar entre cinco e seis semanas. Já para uma retomada de atividades físicas, estima-se um período de três meses, porém a autorização só ocorrerá conforme avaliação de um médico.

Na Clínica Dra. Melissa Krindges são realizados exames oftalmológicos, prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato e de prótese ocular, atendimento de urgência oftalmológica, avaliação para procedimentos cirúrgicos e procedimentos estéticos.

Categorias

Entre em contato

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.