04 de novembro de 2020

Saiba tudo sobre catarata

Imagem de uma mulher de meia idade, sentada à mesa na cozinha, vestindo uma camisa listrada, com cabelos brancos e óculos. Ela está com semblante triste enquanto olha pra mesa que contém um notebook, celulares e papeis.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 51% dos casos de cegueira no mundo são causados pela catarata. Esta doença pode surgir por conta do envelhecimento natural, questões congênitas, ou ainda em virtude de agentes externos. Para saber mais sobre a catarata, confira o artigo que preparamos!

O que é catarata?

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pode ser considerada como catarata toda alteração que leve à opacificação do cristalino (estrutura atrás da íris que atua como uma lente, permitindo que os feixes de luz cheguem à retina e formem imagens).  Geralmente, no início a catarata não atrapalha o cotidiano do paciente, causando sintomas leves, como visão levemente embaçada.

A degradação da visão é progressiva. Com o passar do tempo, ações rotineiras como ler, assistir televisão, ou qualquer outra atividade que exija capacidade de visão nítida são afetadas. Caso o tratamento correto não seja feito, a doença pode levar o paciente à cegueira.

Tipos de catarata

A catarata pode surgir em diferentes momentos da vida, por conta de agentes externos ou ainda ser congênita.

Catarata senil:

É a forma mais comum, sendo responsável por cerca de 85% dos quadros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Ela ocorre em virtude das mudanças naturais que a estrutura dos olhos sofre com o passar do tempo. As fibras do cristalino apresentam um aumento da espessura e diâmetro, causando a presbiopia (conhecida popularmente como vista cansada). A catarata é considerada a fase dois deste processo.

Catarata congênita:

Apresentação rara da doença, sendo detectada em um nascimento a cada cinco mil. Nestes casos, pode-se perceber a existência de uma opacidade no cristalino de bebês. A patologia ocorre porque a mãe da criança teve, no primeiro trimestre da gravidez, alguma infecção como rubéola, sífilis ou toxoplasmose.

Catarata secundária:

É detectada devido ao uso de medicamentos ou outra doença. Pessoas que façam o uso de esteroides, que possuam glaucoma ou diabetes, são grupos que podem ser acometidos por esta forma da catarata.

Catarata traumática:

Forma da doença que surge, como o próprio nome indica, por conta de traumas ou lesões nos olhos.

Catarata de radiação:

Nestes casos, a patologia desenvolve-se por conta da radioterapia usada para tratamento de alguns tipos de câncer.

Sintomas da catarata

Como citado anteriormente, a catarata apresenta uma progressão nos sintomas. Inicialmente, nos primeiros estágios da patologia, o paciente percebe uma perda na nitidez da visão. Conforme o tempo passa, a pessoa pode apresentar dificuldade para dirigir à noite (por conta do brilho dos faróis), começar a ver objetos de forma duplicada ou de forma distorcida, e ainda ter aumento na sensibilidade à luz.

Diagnóstico e tratamento

À medida que os sintomas começam a apresentar-se, o paciente deve procurar um oftalmologista para que exames sejam feitos. Nesta avaliação médica, serão utilizados equipamentos para análise de todas as estruturas que compõem o olho, a fim de identificar alguma alteração que cause opacidade.

A partir do momento que o quadro de catarata é diagnosticado, o oftalmologista indicará a cirurgia de correção. Normalmente, este procedimento leva cerca de 30 minutos e não exige internação do paciente. Sua realização consiste na extração da catarata através de uma pequena incisão no olho. Quando esta estrutura for retirada, o oftalmologista insere uma lente intraocular no local.

Recuperação

Após a cirurgia, o paciente pode retornar para casa, onde ficará de repouso durante um período determinado pelo médico responsável. Nos primeiros dias, alterações na visão são percebidas e consideradas normais.

Durante algumas semanas, a pessoa deve fazer o uso de colírios especiais, evitar movimentos que exerçam inclinação acentuada e atividades que exijam o manuseio de peso. Consultas serão necessárias para acompanhar o pós-operatório.

Prevenção

Não existe maneira definitiva para prevenção da catarata. Contudo, alguns hábitos podem ser adotados durante a vida para que a probabilidade do surgimento desta doença seja reduzida. Controlar a diabetes, usar óculos de sol, evitar o tabagismo, manter uma alimentação balanceada e saudável e, fazer consultas regulares com seu oftalmologista para avaliar a saúde dos olhos.