Alergias oculares

alergia-ocular

As alergias nos olhos são reações exageradas do sistema imunológico e algum alérgeno. Existem várias substâncias irritantes que podem provocar alergia, como ácaros, poeira, pólen, mofo, produtos de limpeza e pelos de animais.

O que são alergias oculares?

As alergias, de modo geral, são reações do sistema imunológico a determinadas substâncias. Nem todas as pessoas desenvolvem reação aos mesmos alérgenos.

Especificamente nos olhos, as alergias atingem cerca de 20% da população, afetanto pálpebras e córneas, e é mais comum em pessoas que já sofrem com outros tipos de alergias, como rinite e sinusite, por exemplo.

O que pode provocar alergias nos olhos?

Quando estamos com o olhos abertos, a conjuntiva fica diretamente exposta ao meio ambiente. E como essa membrana possui uma estrutura semelhante à parte interna do nariz, quando entra em contato com certas substâncias, pode desencadear alguma reação alérgica.

São vários fatores que podem provocar alergia, e varia muito conforme a pessoa. Entretanto poeira, ácaros, pelos de animais, mofo e odores são os alérgenos mais comuns.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de alergia nos olhos são vermelhidão, coceira, irritação, lacrimejamento, inchaço, desconforto e sensibilidade à luz.

Como evitar alergias oculares?

O primeiro passo para evitar alergias nos olhos é identificar e eliminar o alérgeno do ambiente. Porém, caso a pessoa não saiba exatamente o quê provoca a alergia, pode tomar algumas atitudes como, por exemplo: reduzir do ambiente objetos que acumulem poeira; higienizar roupas de cama com água quente e expo-las ao sol; manter os ambientes limpos e arejados para evitar acúmulo de ácaros; eliminar focos de mofo do ambiente; dar preferência a aspiradores de pó e panos úmidos no lugar de vassouras, para evitar que a poeira se espalhe; manter o aparelho de ar-condicionado limpo; evitar coçar os olhos e evitar ambientes com fumaça, pó ou cheiros fortes.

Tratamento para alergia nos olhos

Os tratamentos para as alergias oculares dependem da causa e intensidade da alergia. Pode-se apenas tomar alguns cuidados, eliminando os alérgenos do ambiente; ou em casos mais severos, fazer uso de medicamentos prescritos pelo médico, como colírios específicos ou vacinas antialérgicas.

Cuidados com as alergias oculares

Quando não é tratada adequadamente, a alergia pode evoluir e trazer complicações graves, como úlceras, formação de placas e surgimento de vasos anormais na córnea. Portanto, ao menor sinal de irritação nos olhos, procure imediatamente um oftalmologista.

O que fazer em caso de alergia ocular?

Caso sentir algum sintoma de alergia nos olhos, evite coçá-los para não estimular o alérgeno. Ao invés disso, aplique compressas frias sobre os olhos fechados, somente com água gelada. Não use soro fisiológico, pois o sal pode causar ainda mais irritação.

Procure um oftalmologista o mais breve possível para iniciar o tratamento e evitar que a alergie retorne ou cause problemas ainda mais graves aos olhos.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.