03 de outubro de 2019

Mapeamento de retina

mapeamento de retina melissa krindges

O que é o exame de mapeamento de retina?

Também chamado de oftalmoscopia indireta, é um exame que permite a avaliação da retina até sua extrema periferia. O mapeamento de retina pode ser realizado por biomicroscopia indireta, com o auxílio de lentes grandes angulares (lentes de 78 ou 90 dioptrias).

Aparelho para mapeamento de retina

Para a realização do exame, é utilizado o aparelho Oftalmoscópio Indireto com Lente Volk 20 D.

Indicações para o mapeamento de retina

O exame é indicado para pré-operatório de cirurgias intraoculares (se a transparência do cristalino permitir); patologias da retina; cirurgias refrativas; entopsias agudas ou crônicas; neuropatias ópticas; médias e altas miopias; antecedentes familiares ou pessoais de descolamento da retina; traumas; retinopatias hipóxicas (diabetes, tromboses, Eales, anemia falciforme; inflamações; estudo no nervo óptico e fibras nervosas peripapilares; quadros infecciosos e patologias de vítreo, retina, coroide e nervo óptico.

O mapeamento de retina pode ser feito em crianças?

É altamente recomendado que se realize o exame em crianças com idade inferior a 5 anos. O exame pode detectar possíveis condições que podem causar doenças sistêmicas ou até mesmo a cegueira, prejudicando o desempenho escolar e a qualidade de vida da criança.

Quanto tempo dura o exame?

O tempo do exame depende dos meios transparentes e da dilatação das pupilas, que varia de pessoa para pessoa. Além disso, fatores como aderências e uso de alguns medicamentos (mióticos) podem interferir na dilatação das pupilas.

Na Clínica Dra. Melissa Krindges são realizados exames oftalmológicos, prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato e de prótese ocular, atendimento de urgência oftalmológica, avaliação para procedimentos cirúrgicos e procedimentos estéticos.

Entre em contato

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.