03 de outubro de 2019

Tonometria

O que é Tonometria?

O exame de Tonometria Ocular, também chamado de Tonometria Binocular ou Tonometria de Aplanação, é o principal exame realizado para o diagnóstico do glaucoma, a maior causa da cegueira irreversível do mundo. A Tonometria realiza a medida da pressão intraocular (PIO), que na maior parte dos casos de glaucoma, encontra-se elevada.

O que é pressão intraocular?

A pressão intraocular (PIO) é uma medida utilizada para aferir a tensão nos olhos. Está diretamente ligada à capacidade de circulação do humor aquoso, um líquido formado por água e sais dissolvidos, que é essencial para nutrir a córnea e o cristalino. Quando o humor aquoso não escoa e fica retido, a PIO aumenta e pode causar a morte das células sensoriais, que é o glaucoma.

O que pode elevar a PIO?

As principais causas de desequilíbrio do humor aquoso, que elevam a pressão intraocular, são a produção de líquido ocular em excesso, histórico familiar de glaucoma, obstrução do sistema de drenagem do olho, uso prolongado de alguns medicamentos, como prednisona e dexametasona, traumas sofridos na região dos olhos, sangramento, tumores e inflamações.

Qual equipamento é usado para o exame?

Para a realização da Tonometria, é utilizado o Tonômetro.

Indicações

É indicada para pesquisa e controle do glaucoma, uma doença silenciosa mas extremamente perigosa.

O exame provoca dor?

Não. A Tonometria é indolor, segura e muito rápida. O paciente não precisa interromper as atividades cotidianas e não exige tempo de recuperação.  

Na Clínica Dra. Melissa Krindges são realizados exames oftalmológicos, prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato e de prótese ocular, atendimento de urgência oftalmológica, avaliação para procedimentos cirúrgicos e procedimentos estéticos.

Entre em contato

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.