24 de outubro de 2019

Plástica Ocular: saiba o que é e indicações

Sabia que existe um ramo na oftalmologia que cuida das pálpebras e dos tecidos da região dos olhos, como glândulas, cílios e sistema de drenagem das lágrimas? Essa especialidade é chamada de Plástica Ocular. Vamos saber mais sobre ela neste artigo.

O que é plástica ocular?

A plástica ocular é uma sub especialidade da oftalmologia , exercida pelo médico oftalmologista com especialização em plástica das pálpebras, órbita, sistema lacrimal e áreas anexas. O cirurgião oculoplástico é o profissional capaz de diagnosticar e tratar anormalidades das pálpebras, órbita e vias lacrimais.

Indicações da plástica ocular

As finalidades da plástica ocular são restauradoras e/ou estéticas. Portanto, além de razões estéticas ligadas ao envelhecimento, como surgimento de bolsas de gordura e excesso de pele na região dos olhos, a plástica ocular é recomendada para casos de imperfeições congênitas, correção estética após evisceração ocular, tumores, traumas e deformidades causadas por acidentes.

Quais são as cirurgias das pálpebras?

Existem diversos procedimentos cirúrgicos nas pálpebras, cada um para tratar um problema específico. Os procedimentos mais comuns são:

  • Blefaroplastia: retira as bolsas de gordura e o excesso de pele das pálpebras superiores e inferiores.
  • Entrópio: corrige o mau posicionamento palpebral quando a extremidade (normalmente inferior) dobra para o lado de dentro lesionando o olho.
  • Ectrópio: corrige alterações anatômicas da pálpebra, mas quando a extremidade vira para fora.
  • Ptose palpebral: trata a queda da pálpebra superior.

A plástica ocular é recomendada para tumores palpebrais?

Para alguns tipos de tumores nas pálpebras, a plástica ocular é importante, pois visa a remoção do tumor e a reconstrução das pálpebras, devolvendo a sua funcionalidade e padrão estético.

Como é a cirurgia e a recuperação?

De acordo com a complexidade do procedimento é determinado o local mais adequado para a cirurgia. Cada procedimento cirúrgico exige um período de recuperação. Normalmente os procedimentos são realizados em centro cirúrgico com acompanhamento de médico anestesista. Na maioria dos casos o paciente é liberado no mesmo dia.

Uma cirurgia de blefaroplastia, por exemplo, dura em média uma hora, as cicatrizes resultantes ficam escondidas na linha da pálpebra, com tendência a se tornarem imperceptíveis ao longo do tempo.

Na Clínica Dra. Melissa Krindges são realizados exames oftalmológicos, prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato e de prótese ocular, atendimento de urgência oftalmológica, avaliação para procedimentos cirúrgicos e procedimentos estéticos.

Categorias

Entre em contato

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.