07 de agosto de 2020

Tudo o que você deve saber sobre lentes de contato esclerais

Na imagem aparece um fundo branco e o close de uma mão, com uma lente de contato apoiada no dedo indicador.

As lentes de contato esclerais são conhecidas por serem próprias para tratamentos de algumas doenças oculares, como ceratocone, miopia em graus elevados e Síndrome do Olho Seco. Neste artigo, vamos explicar o que são lentes de contato esclerais, como elas melhoram a visão e quais as suas indicações. Confira!

O que são lentes de contato esclerais?

As lentes de contato esclerais são lentes com diâmetro maior do que as rígidas tradicionais, e são apoiadas na esclera, parte branca e fibrosa do globo ocular. Uma das maiores vantagens das lentes de contato esclerais é a capacidade de adaptação às inúmeras irregularidades da superfície corneana, oferecendo estabilidade e conforto ao usuário. São bastante usadas por pessoas com alto grau de miopia, astigmatismo e ceratocone.

Outra vantagem das lentes esclerais é que elas são fabricadas individualmente, de forma customizada, levando em consideração as características próprias dos olhos de cada pessoa, já que cada córnea é única, como uma impressão digital, por exemplo. Assim, elas se adaptam perfeitamente a cada olho, independente das condições da córnea.

Elas são fabricadas com material gás permeável, assim como as lentes de contato rígidas, e por terem um diâmetro maior do que as lentes de contato tradicionais, oferecem um conforto muito superior se comparadas às lentes gelatinosas e rígidas tradicionais.

Indicações

As lentes de contato esclerais são amplamente recomendadas para correção de problemas de refração em graus altos (como miopia e astigmatismo, por exemplo), e para pessoas que não se adaptaram às lentes rígidas e/ou gelatinosas tradicionais.

Nessas condições, as lentes de contato esclerais são indicadas em casos de ceratocone, ectasias corneanas (degeneração marginal pelúcida, ectasia pós-cirurgia refrativa e ceratoglobo), Síndrome do Olho Seco, pós-trauma corneano, pós-transplante de córnea, degeneração de Salzmann e outros tipos de irregularidades corneanas.

Além disso, as lentes esclerais são indicadas para atletas de esportes ao ar livre e que necessitam de correção da visão, pois oferecem mais conforto e estabilidade.

Adaptação de lentes de contato esclerais

Conforme a Resolução CFM nº 1.965/11, a indicação, adaptação e acompanhamento do uso das lentes de contato são atos exclusivamente médicos. Portanto, o processo de adaptação das lentes de contato esclerais deve ser realizado junto ao oftalmologista, para garantir o correto uso das lentes.

Em primeiro lugar, o oftalmologista irá avaliar o problema de visão e a curvatura da córnea do paciente através do exame de topografia corneana e fará uma entrevista para saber sobre os hábitos de vida, a frequência pretendida do uso das lentes e outras questões que o médico julgar relevantes. De posse dessas informações, o oftalmologista fará testes de adaptação, como avaliação da superfície da córnea e medida da curvatura; refração inicial para determinar o grau das lentes; colocação das lentes de teste; nova refração com o uso das lentes de teste; avaliação da adaptação com aparelhos específicos e a realização de modificações na adaptação, conforme necessidade. O médico também irá passar recomendações de manuseio, limpeza e cuidados em geral e agendará consultas periódicas para acompanhar a adaptação.

De forma geral, as lentes de contato esclerais têm uma adaptação mais fácil do que as lentes gelatinosas e rígidas, já que possuem maior diâmetro e são apoiadas na esclera, fazendo com que o usuário não perceba o movimento das lentes.

Lentes esclerais e transplante de córnea

Há casos onde os pacientes têm uma baixa visual tão severa que o problema só poderia ser solucionado com transplante de córnea. Porém, em alguns casos, as lentes de contato esclerais possibilitam uma melhora extremamente significativa em portadores de ceratocone, fazendo com que a necessidade de transplante seja postergada por muito tempo ou até mesmo eliminada. Mas cada caso é único, e somente um oftalmologista especializado pode passar um correto diagnóstico.

A Dra. Melissa Krindges é oftalmologista com especialidade em oculoplástica, e possui todas as certificações para realizar adaptação de lentes de contato com total segurança. Portanto, se você pretende fazer uso de lentes de contato esclerais ou outros modelos, agende sua consulta!

Na Clínica Dra. Melissa Krindges são realizados exames oftalmológicos, prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato e de prótese ocular, atendimento de urgência oftalmológica, avaliação para procedimentos cirúrgicos e procedimentos estéticos.

Categorias

Entre em contato

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.