Peeling químico

Peeling-químico

O peeling químico é um tratamento estético realizado com a aplicação de ácidos específicos na pele, que têm a função de remover as camadas danificadas e promover uma nova camada lisa e radiante. O peeling químico é indicado para tratar manchas e linhas de expressão.

O que é peeling químico?

É um tratamento estético que consiste na aplicação de agentes específicos para remover as camadas superficiais da pele que estão danificadas, promovendo a sua regeneração.

Como funciona o peeling químico?

O peeling químico tem três intensidades, dependendo do problema e objetivos do paciente: superficial, médio e profundo.

O mais realizado é o superficial, onde o profissional aplica ácidos específicos na pele para promover uma descamação fina. Já o médio e o profundo são usados em aplicação única, promovendo uma descamação mais intensa e a formação de crostas que darão lugar a uma pele renovada e lisa.

Quais ácidos são usados no peeling químico?

São vários agentes que podem ser usados, dependendo de cada caso. Os mais comuns são:

Fenol: usado para o peeling profundo, pois atinge intensamente a pele e é indicado para peles muito claras e/ou com um alto índice de rugas e manchas.

Ácido tricloroacético (ATA): usado no peeling médio para tratar rugas e cicatrizes.

Ácido salicílico: é um dos melhores agentes para o peeling superficial, melhorando o aspecto da pele, reduzindo rugas e manchas e auxiliando no controle da acne.

Ácido retinóico: presente em diversos cremes de uso doméstico, o ácido retinóico é eficaz no combate da acne, melasma e envelhecimento da pele.

Indicações

As indicações do peeling químico são muitas, já que para cada caso, é utilizado um agente específico, sozinho ou combinado com outros ácidos. De uma maneira geral, o peeling químico é indicado para o tratamento de rugas, manchas e cicatrizes; tratamento da acne e diminuição de lesões pré-malignas.

Recuperação

O peeling químico superficial demanda um tempo de recuperação em torno de cinco dias. Já nos médios e profundos, o processo de cicatrização da pele começa em 24 horas e se completa em até 15 dias.

Qualquer pessoa pode fazer o peeling químico?

Não. É necessária uma avaliação médica para determinar se o paciente pode ou não ser submetido ao peeling, entretanto, de maneira geral, ele não é indicado para gestantes, pessoas com feridas abertas no local a ser tratado, que têm hábito de “cutucar” a pele e quem estiver sob forte estresse físico e/ou mental. Além disso, o peeling químico não pode ser aplicado em peles bronzeadas.

Cuidados pós-peeling

Depois da realização do peeling a pele fica bastante sensível nos primeiros dias. Por isso é recomendado evitar a exposição ao sol, aplicar filtro solar várias vezes ao dia e usar cremes hidratantes recomendados pelo médico.

Orientações sobre higienização da pele com sabonete neutro e aplicação de água termal na região tratada podem ser passadas pelo médico.

Qual o valor do peeling químico?

Como o peeling químico pode ter três intensidades e uma ampla gama de ativos, é necessária uma avaliação médica para definir o melhor tratamento e número de sessões. Somente após o diagnóstico médico é possível estipular um valor para o tratamento.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.