Adaptação para lentes de contato

lentes-de-contato

O uso de lentes de contato traz inúmeros benefícios ao usuário, como aumento da autoestima, ampliação do campo visual, facilidade para a prática de esportes e uma melhor visão no dia a dia. Entretanto, quem deseja fazer uso das lentes, deve passar por um período de adaptação com um oftalmologista, para que o uso e manuseio das lentes seja adequado.

IMPORTANTE: “Resolução CFM nº 1.965/11, dispõe sobre a indicação, adaptação e o acompanhamento do uso de lentes de contato, e considera-os atos médicos exclusivos.”

O que são lentes de contato?

Lentes de contato são pequenos discos de material plástico, usados para corrigir problemas de visão. Existem 3 tipos de lentes, e cada um deles é indicado para corrigir problemas específicos e para adequar-se a cada paciente.

Quais os tipos de lentes de contato?

Basicamente, existem 3 tipos de lentes de contato:

  • Gelatinosas: são muito confortáveis, permitem uso prolongado e são de rápida ou imediata adaptação.
  • Rígidas: possibilitam visão nítida, principalmente para graus mais altos de astigmatismo. O período de adaptação é de 2 a 3 semanas.
  • Esclerais: são indicadas para corrigir irregularidades da córnea e para pacientes com baixa acuidade visual.

Quais as indicações das lentes de contato?

As lentes de contato são indicadas para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, anisometropia e ceratocone. Também são indicadas para pacientes que passaram por cirurgia refrativa e para quem sofre com algum defeito estético nos olhos.

Como funciona a adaptação para lentes de contato?

Antes de tudo, deve-se considerar a adaptação de lentes como uma forma de parceria entre o paciente e o oftalmologista, com o objetivo de melhorar a visão e a qualidade de vida.

O oftalmologista avaliará o problema visual e a curvatura da córnea do paciente, e fará uma entrevista para saber mais sobre o estilo de vida, a frequência que as lentes pretendem ser usadas, tempo que o paciente dispõe para cuidar delas etc. para sugerir o tipo de lente mais adequado às características pessoais de cada um.

Após, são feitos testes de adaptação, fornecimento de lentes, recomendações de uso, de manuseio e de limpeza e consultas periódicas para verificar se o paciente está bem adaptado.

Geralmente são feitos os seguintes testes para adaptação:

  • Avaliação da superfície corneana e medida de curvatura;
  • Refração inicial para determinar o grau das lentes;
  • Colocação de lentes de teste de acordo com a refração inicial;
  • Nova refração com o uso das lentes de teste;
  • Avaliação da adaptação das lentes com aparelhos específicos;
  • Possíveis modificações na adaptação, também com equipamentos próprios.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.