Lentes Esclerais

lentes-esclerais

O que são lentes esclerais?

As lentes esclerais possuem um diâmetro maior que as lentes rígidas tradicionais e são utilizadas com apoio na esclera – a parte branca e fibrosa do globo ocular. Essas lentes são indicadas para o tratamento de ceratocone, altos graus de miopia, degeneração marginal pelúcida, síndrome do olho seco, ectasias corneanas secundárias a traumas ou cirurgias a laser.

Quais os benefícios?

Os principais benefícios que as lentes esclerais proporcionam estão relacionados a excelente qualidade de visão, conforto, estabilidade, menor sensação palpebral e fácil adaptação.

As esclerais, assim como as lentes rígidas, são produzidas com material gás permeável e tem apoio na esclera e não na córnea. Com seu diâmetro maior, é considerada uma das lentes mais confortáveis para uso.

Lentes Esclerais para controlar o ceratocone

Dentre as indicações para uso das lentes esclerais a principal é o ceratocone avançado. A lente torna regular a superfície corneana e resulta em uma visão mais nítida, com a menor sensação palpebral, além de ser um dos tratamentos mais eficientes para evitar a necessidade de transplante de córneas.

Lentes esclerais para Síndrome do Olho Seco

A Síndrome do Olho Seco afeta muitos pacientes e é caracterizada pela deficiência na produção de lágrimas. Essa anomalia provoca o ressecamento na superfície do olho, da córnea e da conjuntiva, proporcionando desconforto e irritabilidade aos olhos. As lente esclerais também são indicadas para atenuar esses sintomas, como coceira, ardência e vermelhidão, evitando a exposição dos olhos e protegendo das substâncias estranhas que afetam o globo ocular.

Quando devo usá-las?

O uso das lentes será indicado pelo médico oftalmologista, conforme minuciosa avaliação.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.