03 de outubro de 2019

Microscopia Especular de Córnea

microscopia especular de córnea clínica melissa krindges

O que é Microscopia Especular de Córnea?

É um exame realizado para avaliar a densidade e a qualidade das células presentes no endotélio corneano, que é a camada mais profunda da córnea.

Como é feito o exame?

O paciente é posicionado em frente a um microscópio especular que irá registrar a imagem do endotélio, aumentando-a milhares de vezes. O exame é indolor e não há contato com o olho do paciente.

Qual aparelho é usado para a realização da Microscopia Especular de Córnea?

O exame é realizado com Microscópio Especular.

Indicações

A Microscopia Especular de Córnea é indicada para acompanhamento de pacientes usuários crônicos de lentes de contato; adaptação inicial do usuário de lentes de contato como parâmetro inicial de avaliação do endotélio corneano, doenças de córnea; edema corneano, pré-operatório de cirurgia de catarata, pré-operatório dos implantes secundários; pré-operatório e acompanhamento de LIOs fácicas, avaliação de candidatos a cirurgia refrativa, planejamento de cirurgia fotorrefrativa (PRK) ou terapêutica (PTK) com antimitótico Mitomicina C, alterações prévias de endotélio detectadas no exame biomicroscópico e para pacientes que possuem histórico familiar de distrofias endoteliais.

A Microscopia Especular de Córnea doi?

Não. É um exame indolor, não invasivo e que não necessita contato com o olho do paciente.