29 de outubro de 2020

Próteses oculares

Foto fechada nos olhos de uma mulher. Nela, aparecem apenas os olhos, que são verdes, e as sobrancelhas.

A perda de um olho pode ser um grande trauma na vida de muitas pessoas. Isso pode gerar impactos significativos na qualidade de vida, tanto no que se refere à própria visão – a qual tem a sua qualidade e finalidade diretamente afetada – quanto ao psicológico do paciente, tendo em vista que pode haver um grande abalo na autoestima e autoconfiança. No entanto, existem técnicas antigas que foram se modernizando e sendo aprimoradas ao longo do tempo, e que são utilizadas até hoje para minimizar as consequências da perda do olho. Uma delas é a prótese ocular, que vem sendo produzida desde as civilizações egípcias e romanas, e cumpre um papel importantíssimo. Nesse artigo, tratamos um pouco mais sobre as principais causas da visão monocular, bem como sobre as próteses oculares, os cuidados necessários com elas e sobre o profissional mais indicado para lidar com o problema: o oftalmologista especializado em oculoplástica.

Causas da visão monocular

A perda do olho pode ocorrer por várias causas diferentes. Entre as mais comuns estão os traumas provocados por acidentes, que podem ocorrer com objetos pontiagudos (lápis, canetas, facas etc.), líquidos corrosivos, fogos de artifício, armas de fogo, além dos acidentes automotivos. Outra razão comum para que isso aconteça é por conta das doenças oculares. Entre elas estão as infecciosas e inflamatórias, além das doenças degenerativas e dos tumores malignos (os tão temidos cânceres).

O que são as próteses oculares e quais as suas finalidades?

A prótese ocular é a simulação de um olho, produzida em acrílico e pintada a mão, feita com a finalidade de substituir um órgão perdido ou removido por problemas na região. Assim, na prótese ocular, a íris, que corresponde a parte colorida do olho, é representada por uma pintura manual que usa como referência o olho saudável do paciente.

A principal função cumprida pela prótese ocular é referente a sua funcionalidade. Isso ocorre porque a ausência do olho pode causar o atrofiamento das pálpebras, promovendo o fechamento dos olhos. Quando existe o uso prótese, os músculos da pálpebra não deixam de ser utilizados e o paciente pode piscar normalmente.

Outra função da prótese está relacionada ao bem estar e a aparência das pessoas. Depois que o paciente perde um olho, é normal que diminua sua autoestima e autoconfiança, causando impactos na sua qualidade de vida. Através do uso das próteses, é possível minimizar esses problemas, deixando as pessoas mais seguras para o convívio social.

Apesar de todos esses benefícios, é importante sempre ressaltar que as próteses oculares não são capazes de restaurar a visão. Dessa forma, após a retirada do olho e a colocação da prótese, o paciente não terá mais a visão no olho em questão.

Cuidados com as próteses

Para que se prolongue a durabilidade das próteses oculares, existem alguns cuidados que devem ser tomados pelo paciente e que serão indicados pelo oftalmologista responsável. Entre eles estão a limpeza da prótese com produtos específicos pelo menos uma vez por dia, a lubrificação diária da cavidade anoftálmica e a realização da revisão periódica, a fim de fazer o polimento da peça; além da sua troca no tempo estipulado.

Procure um oculoplasta

Para fazer acompanhamento desses casos em que pode ser necessária a retirada do globo ocular, o ideal é que se busque um oftalmologista especializado em oculoplástica. Esse profissional trata das alterações das pálpebras, vias lacrimais e órbitas, a fim de reestabelecer o equilíbrio funcional e estético da região dos olhos. Alguns dos tratamentos executados por ele são de tumores e traumatismos, além da adaptação das próteses oculares, procedimentos diretamente relacionados a traumas, e doenças oculares. Esses são alguns dos motivos que fazem desse profissional imprescindível para se minimizar os possíveis impactos causados pela perda do olho.

A Clínica Dra. Melissa Krindges possui toda a infraestrutura, equipe especializada e aparelhos de última geração para lidar com os mais diversos casos, e a Dra. Melissa

Krindges é oftalmologista com especialização em oculoplástica. Entre em contato e agende já sua consulta.

Na Clínica Dra. Melissa Krindges são realizados exames oftalmológicos, prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato e de prótese ocular, atendimento de urgência oftalmológica, avaliação para procedimentos cirúrgicos e procedimentos estéticos.

Categorias

Entre em contato

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.