Graus altos

oculos - graus-altos

Como identificar os graus altos?

De uma maneira geral, quanto maior for a dificuldade de enxergar, maior é o grau. Por isso, é importante estar atento à sua visão e não forçar os olhos para “resolver o problema”. Quando houver dificuldade de identificar um rosto, fazer uma leitura, ou mesmo, assistir um programa na televisão, o mais indicado é sempre buscar a ajuda de um médico oftalmologista para garantir o máximo de proteção aos seus olhos e impedir que o caso se agrave.

Qual o tipo de óculos mais indicado para os graus altos?

A prescrição dos óculos deve ser feita pelo médico oftalmologista, após a realização dos exames necessários para identificar o grau preciso do paciente e a melhor opção para a correção do problema. Em casos de alta miopia, por exemplo, são indicadas lentes com os maiores índices de refração. E quando o problema for superior a 6 graus de miopia são recomendadas armações menores, de aro fechado e de acetato. Em todo caso, é importante buscar ajuda especializada para garantir melhores resultados com a utilização dos óculos.

Tem como diminuir o grau?

Para os pacientes com astigmatismo, miopia ou hipermetropia que desejam diminuir os graus altos, a cirurgia refrativa pode ser a solução. Com o avanço das tecnologias utilizadas, o método vem se tornando cada vez mais procurado pelos pacientes. No entanto, cabe destacar que como toda a cirurgia , ela apresenta riscos e cuidados específicos, bem como, só pode ser realizada com a orientação e acompanhamento de médico oftalmologista e quando o grau já está estabilizado.

Como funciona a cirurgia?

A cirurgia para correção ou diminuição de graus altos é relativamente simples, com duração média de 30 minutos e sem a necessidade de internação. O pós-operatório pode exigir alguns cuidados específicos para cada caso, mas de uma forma geral, não costuma causar desconfortos ao paciente. A recuperação completa dura em torno de 30 dias à 180 dias.

A cirurgia corrige completamente o grau?

Em geral, a cirurgia pode corrigir de 80% a 90% do grau, restando apenas o grau residual, que pode ser corrigido com a utilização de óculos ou lentes de contato. Em alguns casos, quando o grau residual é extremamente pequeno não é necessário nenhum tipo de correção.

A receita para graus altos é a mesma em óculos e lentes de contato?

Não. A receita dos óculos e a receita da lente de contato dos pacientes com graus altos são duas coisas diferentes e que contém informações específicas para cada caso. Por exemplo, para identificar o grau das lentes é necessário um teste com as lentes de contato. Desta forma, é imprescindível que o paciente conte sempre com a orientação de um médico oftalmologista para garantir que o grau está de acordo com a necessidade da sua visão.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.