Tecnologia das lentes

Tecnologia-das-lentes

Quais os tipos de lentes para óculos de grau?

A tecnologia das lentes vem se tornando cada vez mais eficiente em questões de aparência, durabilidade e versatilidade, oferecendo diferentes opções para os pacientes. As principais fabricantes mundiais investem em pesquisa e inovação constantes, aumentando o seu portfólio a cada ano, a fim de proporcionar mais conforto aos usuários de óculos nas mais diversas situações do cotidiano e melhorar cada vez mais a visão das pessoas com alterações visuais.

Como escolher a lente para os meus óculos?

Somente um oftalmologista, após consulta, exames e avaliação, é capaz de determinar qual o tipo de lente ideal para o paciente, levando em consideração o problema de visão, o estilo de vida e os objetivos de cada um.

A gama de lentes aumenta a cada ano, já que as pesquisas e tecnologias estão em constante evolução. Por isso, a orientação de um oftalmologista é cada vez mais imprescindível na hora de eleger as melhores lentes para cada pessoa.

Quais os tipos de lentes disponíveis hoje?

Lentes Monofocais

São as lentes mais utilizadas no mundo e servem para corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia. As monofocais têm o mesmo grau em toda a sua superfície e são popularmente conhecidas como “óculos pra longe” ou “óculos pra leitura”.

As lentes monofocais para astigmatismo são chamadas de tóricas e corrigem a visão através de um elemento incorporado à prescrição da lente, chamado cilindro (abreviado como “cyl” ou “cil” na receita dos óculos).

Lentes com prisma

Essas lentes são designadas para pessoas com estrabismo, já que otimizam a interação entre os olhos.

As pessoas estrábicas não possuem os olhos paralelos, ocasionando imagens duplas, cansaço visual e dor de cabeça. As lentes com prisma possuem um polimento especial que melhora a mobilidade e a interação entre os olhos, proporcionando uma visão mais nítida e confortável.

Lentes bifocais

São caracterizadas por possuírem duas lentes, possibilitando visão nítida para perto e para longe. A lente menor é chamada de “zona de leitura” e é designada para enxergar objetos de perto. O restante da lente tem por objetivo melhorar a visão para longe.

Lentes trifocais

Semelhantes às lentes bifocais, são destinadas a pessoas com presbiopia. Elas otimizam a visão para longe, para perto e incorporam a visão média, para foco de 50 a 150cm.

Lentes progressivas

Uma queixa constante dos usuários de lentes bifocais e trifocais é a linha divisória entre as lentes e a transição de visão, que pode causar tonturas e até mesmo dificuldades de locomoção, como subir escadas.

As lentes progressivas são uma tecnologia nova que incorpora a adequação da visão próxima, média e à distância em uma única lente, cuja transição é imperceptível e sem linha divisória.

Essas lentes variam suavemente de alto para baixo, alternando a visão à distância até a visão próxima, proporcionando uma visão nítida e facilitada a qualquer distância. As lentes progressivas são recomendadas para pessoas com miopia, hipermetropia e presbiopia.

Lentes para vida digital

Outra inovação no mercado são as lentes fabricadas especialmente para o uso das tecnologias digitais, como notebooks, smartphones e tablets. Como estamos cada vez mais imersos no universo digital, esses dispositivos obrigam nossos olhos a se acostumarem com uma nova faixa de visão próxima, além de exigirem que os olhos alternem entre diferentes distâncias rapidamente, podendo ocasionar dores de cabeça, tensão no pescoço e queimação/cansaço nos olhos.

Essas lentes são recomendadas para qualquer pessoa que tenha atividades digitais prolongadas, independente de problemas de visão, já que facilitam o foco em objetos próximos e distantes.

Lentes para dirigir

Assim como as lentes, o ato de dirigir também passou por uma transformação, já que hoje os motoristas alternam o foco entre a via, os espelhos e o GPS. E tudo isso precisa ser feito de forma rápida e segura, driblando cansaço, condições climáticas e iluminação inadequada.

As lentes para dirigir reduzem o estresse visual, melhoram a visão dos motoristas e combatem a impressão de ofuscamento em pessoas sensíveis a reflexos, sendo uma otimização em lentes monofocais e progressivas.

Lentes para o trabalho

O trabalho exige uma mudança de foco rápida (do teclado para o monitor, do monitor para o telefone, por exemplo). Principalmente após os 40 anos de idade, essa atividade intensa começa a ser mais cansativa para os olhos e leva as pessoas a adotarem atitudes incorretas, como levantar a cabeça, inclinar-se para frente ou aproximar demais os olhos à tela.

A tecnologia das lentes para o trabalho previne o estresse visual e otimiza a visão a todas as distâncias, já que as lentes são personalizadas para atender as necessidades específicas de cada pessoa, de acordo com a rotina de trabalho e dificuldades visuais de cada uma.

Lentes fotossensíveis

Quem usa lentes de grau sabe o incômodo que é trocar de óculos quando fica exposto ao sol e quando está em ambientes internos. Pensando nisso, as fabricantes lançaram as lentes fotossensíveis, que oferecem proteção contra os raios UV e proporcionam visão nítida em qualquer situação, sem a necessidade de trocar de óculos.

Essas lentes são caracterizadas por ganharem cor conforme a intensidade dos raios UV a que a pessoa se expõe, escurecendo rapidamente e voltando a ficarem transparentes em apenas alguns minutos.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.