Tumores oculares

tumores-oculares

Os tumores oculares são lesões expansivas que podem atingir qualquer estrutura ocular. Podem surgir em pessoas de qualquer sexo e idade, e dividem-se em tumores benignos e tumores malignos.

O que são tumores oculares?

Os tumores malignos oculares são lesões expansivas, geralmente nodulares, que podem aparecer em qualquer estrutura do olho. Podem surgir em pacientes de ambos os sexos e em qualquer idade, embora existam tumores próprios da infância, como o hemangioma capilar e o retinoblastoma.

Os tumores oculares, como qualquer câncer, dividem-se em tumores benignos e tumores malignos.

Tumores benignos

Os tumores benignos não apresentam risco de metástase e não invadem tecidos próximos. Geralmente são restritos a apenas uma massa tumoral e suas células crescem lentamente. Quando removidos, normalmente não voltam a aparecer.

Tumores malignos

Já os tumores malignos são aqueles que apresentam metástase, ou seja, podem invadir os tecidos adjacentes e suas células podem se espalhar pelo corpo, dando origem a outro tumor em locais distantes da sua origem. O tumor maligno caracteriza o câncer propriamente dito.

Causas dos tumores oculares

Os tumores podem ter origem genética, quando são relacionados a mutações em determinados genes que controlam o surgimento de tumores. Também podem ser hereditários, quando são herdados do pai ou da mãe, como o retinoblastoma e neurofibromas.

Sintomas de câncer nos olhos

Os tumores oculares podem apresentar diversos sintomas, dependendo da sua localização. Se surgirem na parte externa do olho, pode-se notar um nódulo ou caroço que pode ulcerar. Sinais e “pintas” que crescem progressivamente também podem ser um sinal de tumor.

Já os tumores internos provocam alterações na visão, como a diminuição da acuidade visual, embaçamento, manchas no campo visual e moscas volantes. Entretanto, esses sintomas também são comuns em outras doenças oculares, portanto apenas um oftalmologista pode realizar um diagnóstico preciso.

Quais os tumores malignos oculares mais comuns?

No Brasil, existem três tipos de tumores oculares comuns:

• Retinoblastoma: mais comum em crianças, tem fator genético como causa principal. Um dos sinais desse tipo de tumor aparece em fotografias, já que com o reflexo do flash, o olho com tumor fica com uma aparência esbranquiçada.
  • Melanoma de coroide: tumor mais comum em adultos, o melanoma de coroide é maligno e é mais comum em pessoas de pele branca e com olhos claros. Pode ser assintomático, mas em geral causa uma visão embaçada.
  • Linfoma intraocular: também comum em adultos, o linfoma intraocular tem origem nas células do sistema imunológico e geralmente afeta os dois olhos. Os sintomas incluem visão embaçada, vermelhidão, inchaço e manchas na visão.

Tratamento de câncer nos olhos

O tratamento de tumores oculares é semelhante ao realizado em outros órgãos do corpo. Existem várias opções de tratamentos, que dependem de fatores como se o tumor é maligno ou benigno, tamanho, localização e condições gerais do paciente.

Em geral, os tratamentos mais comuns são cirurgia para retirada do tumor ou de todo o olho; quimioterapias; laser; radioterapia e braquiterapia.