Lentes Rígidas

lentes-rigidas

Quais as características das lentes rígidas?

Existem diferentes tipos de lentes rígidas, como as produzidas com as de polimetilmetacrilato (PMMA), acrílicas e de material gás permeável. Esta última é considerada semiflexível, proporcionando mais conforto ao paciente, pois é menor que a córnea. Como a lente está apoiada sobre o filme lacrimal a oxigenação da córnea é favorecida. Além disso, a adaptação às lentes rígidas é fácil e proporciona uma excelente qualidade de visão.

Quem pode usar?

As lentes rígidas são indicadas em casos de pacientes com o grau elevado de astigmatismo, miopia e hipermetropia. Proporciona excelente qualidade de visão em casos de graus elevados, sem prejudicar a oxigenação da córnea.

Quais as diferenças entre as lentes rígidas e as gelatinosas?

A indicação e as características entre as duas lentes são específicas, e conforme avaliação são indicadas de forma personalizada para cada paciente As lentes rígidas possuem mais resultados em pacientes com problemas de visão como ceratocone, alto grau de astigmatismo, miopia e hipermetropia. Já as gelatinosas apresentam ótimos resultados em casos de pacientes com baixa de visão para perto e longe (lentes multifocais), para prática de esportes e para pacientes intolerantes às lentes rígidas. Outra diferença entre elas é a possibilidade de escolher a cor das lentes gelatinosas, o que não é possível nas rígidas. Por serem mais finas, raramente se deslocam do olho, porém, são propensas a infecções e danos com maior facilidade e devem ter cuidados redobrados. Uma significativa diferença entre as lentes é a variação do esquema de descarte, sendo que as gelatinosas podem ser de descarte diário, quinzenal, mensal, trimestral e anual; já no caso das rígidas o descarte é anual.

Cuidados com às lentes rígidas durante o tratamento

O uso das lentes rígidas pode ser diário ou prolongado, o que será avaliado e indicado por um oftalmologista. Alguns cuidados importantes que devem ser lembrados são: evitar tomar banho com as lentes, seja no chuveiro, mar ou piscinas; assim como, não se deve dormir com as lentes. Da mesma forma, realizar a higienização com a solução de limpeza multiuso indicada para o tipo de lente, manter as revisões periódicas com o oftalmologista e descartar as lentes no período indicado.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.