Síndrome do Olho Seco

sindrome-dos-olhos-secos

O que é a Síndrome do Olho Seco?

A Síndrome do Olho Seco é uma doença considerada crônica que ocorre na superfície ocular com a diminuição da produção de lágrimas, ou pela deficiência em alguns componentes que compõe o filme lacrimal.

Quais as causas da Síndrome do Olho Seco?

As alterações e deficiências que afetam o filme lacrimal prejudicam a produção de lágrimas e a lubrificação dos olhos. A Síndrome do Olho Seco é causada pelo desequilíbrio nas camadas do filme lacrimal. A lágrima é composta por camadas de água, gordura e muco. Quando existe alguma disfunção a lágrima evapora com mais facilidade, reduzindo o tempo nos olhos e causando a sensação de olho seco.

Fatores externos como: ar condicionado, clima seco, fumaça e lugares fechados contribuem para o aumento da evaporação da lágrima, causando a Síndrome do Olho Seco. Entre outros agentes que auxiliam no aparecimento da doença há medicamentos, doenças sistêmicas, mal uso de lentes de contato, lesões por queimaduras químicas, longos períodos de exposição a telas, assim como, a idade e o sexo do paciente. Com o passar dos anos, a produção de lágrimas diminui naturalmente em nosso organismo e a alteração hormonal afeta as mulheres na menopausa.

Olhos irritados e vermelhos podem ser sintomas da Síndrome do Olho Seco? 

Sim, apesar de ser uma doença comum e que atinge cerca de 18 milhões de brasileiros, a Síndrome pode surgir com leves sintomas e, se não tratada, pode ter complicações e levar o paciente à cegueira. Os sintomas iniciais são: irritação nos olhos, vermelhidão, ardência e a sensação de areia.

Qual o tratamento para controlar a doença?

A Síndrome do Olho Seco não tem cura, porém, há diversos tratamentos e métodos que podem ser indicados para auxiliarem na melhora da patologia. É muito importante que o paciente procure a avaliação com o oftalmologista nos primeiros sinais da Síndrome, pois caso não seja corretamente diagnosticada e tratada, pode evoluir para uma lesão na superfície ocular e resultar na perda da visão.

Para o melhor tratamento da Síndrome do Olho Seco a sua causa deve ser identificada com precisão, sendo que pode ocorrer por deficiência aquosa do filme lacrimal (DALF) ou evaporação excessiva pela disfunção das glândulas de Meibomius. O tratamento indicado irá manter a saúde dos olhos, controlar o desconforto e evitar complicações.

Clínica Dra. Melissa Krindges

A Clínica Dra. Melissa Krindges é especializada em oculoplástica, adaptação para lentes de contato, adaptação de prótese ocular, exames oftalmológicos e prescrição de óculos.